terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conceitos Básicos: Clock E Hertz

IFBA - Campus Valença
Licenciatura em Computação
Discentes: Erikson Marcos, Luan Oliveira, Lucas Mendonça, Ronei Teles
Docente: Matuzalem Guimarães
Equipe: 04
Conceitos Básicos: Clock E Hertz

                                          Clock

O clock é um pulso eletrônico alternado de sinais de tensão, gerado por um cristal oscilador de quartzo e circuitos auxiliares usados para sincronizar o funcionamento dos diversos dispositivos e placas do sistema, ou seja, é a velocidade de funcionamento geral do sistema.
 Para que o computador funcione, tudo tem que funcionar de maneira sincronizada, como uma sinfonia. Cada vez que é gerado um pulso de clock, os dispositivos do computador realizam uma operação, param e continuam o que estiverem fazendo no próximo ciclo. Em média o cristal vibra numa freqüência de 4,77 MHz. Essa freqüência é multiplicada pela placa mãe e gera a freqüência dos barramentos, e a freqüência da placa mãe é multiplicada pelo processador, por tanto, quanto mais multiplicações existirem maior será o tempo das tarefas realizadas pelos dispositivos do computador.
O clock geralmente é medido em MHz;
1 Hz = 1 ciclo/seg
1 KHz = 1 000 Hz
1 MHz = 1 000 KHz
1GHz = 1 000 MHz
            Existem dois tipos de clocks: o clock interno e o clock externo. O clock interno é aquele que regula a freqüência de trabalho do microprocessador; o clock externo regula a freqüência da placa mãe e dos periféricos. O clock interno é responsável pelas seguintes operações: cálculos matemáticos, compactação e descompactação de arquivos, execução de programas, dentre outros. O clock externo é responsável pelas seguintes operações: operações de I/O como leitura e gravação no HD, envio de dados à impressora e ao vídeo, troca de informações entre placas e periféricos em geral.
                                         
                                          Hertz

            O hertz (símbolo Hz) é a unidade derivada do SI para freqüência, a qual é expressada em termos de oscilações por segundo (s-1 ou 1/s).O Hertz é uma unidade nomeada em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, que fez algumas importantes contribuições para a ciência no campo do eletromagnetismo. Sendo que 1 Hz é um evento que ocorre uma vez por segundo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para a ocorrência do evento (período). Desse modo, a frequência é o inverso deste tempo. 1 Hz significa 1 ciclo por segundo, 50 Hz significa 50 ciclos por segundo, e assim por diante. Essa unidade se aplica a descrição de qualquer evento periódico. As memórias, processadores, e monitores CRTs são medidos em freqüências de Hzs. Os processadores, por exemplo passaram de apenas 1 mega-hertz nos anos 70 para em média 2GHz nos computadores de uso doméstico nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário